Coronavírus: O Medo Em Relação Às Incertezas Do Momento

Tempo De Leitura: 3 minutos

Talvez esse seja o momento de avaliarmos internamente nossos valores e modificarmos o que não nos traz o bem-estar e a felicidade.

Para ganhar tempo e buscar alternativas de combate ao covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) mantém a recomendação para distanciamento social. Dessa forma, foram adotadas em todo o mundo, medidas para conter o vírus. Assim, ficou mantido o fechamento do comércio, estimulando o home Office.

Com o distanciamento social, milhões de pessoas em todo o planeta se encontram isoladas dentro de casa. Nesse contexto, muitas pessoas se encontram sozinhas, sem ter outro familiar para apoiá-la. Essas pessoas terão que ficar em pequenos espaços e por um período ainda indeterminado.

medo

Nessa circunstância são necessários alguns cuidados para não prejudicarem sua saúde mental. Sendo assim, o que fazer para manter o equilíbrio emocional, o que fazer para evitar que o isolamento cause medo, ansiedade, síndrome do pânico ou depressão.

Precisamos seguir com rigor as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) mantendo o autocuidado com a higienização, hidratação e alimentação. Procurar não passar o dia todo vendo noticias sobre a pandemia e ocupar a mente com coisas construtivas. Evite manter o seu foco na doença, pois, isso pode gerar uma obsessão mental ocasionando ansiedade e medo.

Nesse momento, faça bom uso das redes sociais, é fundamental não perder o contato virtual com amigos e familiares, mas use com moderação. Mantenha-se informado através de fontes confiáveis evitando as fake news. Aproveite o momento de distanciamento social e leia aquele livro que você deixou na estante. Quem sabe essa não é hora de você começar a desengavetar os velhos projetos pessoais.

Não deixe que o medo baixe as defesas do seu organismo.

medoA grande dificuldade da maioria das pessoas está em lidar com o medo em relação às incertezas que o momento traz. O medo provoca uma reação automática e é benéfico para o ser humano. Através do medo sabemos até onde podemos ir, ele nos prepara para agir quando algo ameaça a nossa sobrevivência, como quando somos assaltados ou nos deparamos com um animal feroz.

Precisamos estar atendo com o aspecto patológico do medo, que é quando deixamos de fazer nossas atividades habituais por temor. Quando mudamos nosso comportamento por medo, diminuindo as relações com o outro, se isolando, podemos ir de encontro a diversos transtornos psicológicos. Mas, precisamos olhar além das aparências e buscar apreender as lições apresentadas pelos desconfortos da vida.

Esse nosso corpo físico é apenas uma vestimenta que nosso espírito utiliza para desempenhar determinadas funções. Somos seres espirituais e vibramos em determinada frequência seguindo nossos padrões mentais. Tudo que existe no universo é composto de energia, dessa forma, atraímos para junto de nós ondas vibracionais com a mesma frequência. A nossa vida segue uma lei universal que coloca tudo em seu devido lugar. Assim, tudo que tiver que acontecer irá ocorrer para que se cumpra a lei.

É responsabilidade de todo ser humano trabalhar por um mundo melhor e isso obrigatoriamente começa com nossa frequência energética.

medo

Vivemos imersos em mundo composto por ondas eletromagnéticas: existe a frequência do amor e a do desamor. A frequência da saúde e da doença. Da prosperidade ou da carência. A frequência da alegria ou da tristeza. O universo é Sábio, ele nos dá na mesma medida em que estamos doando. Sendo assim, não sintonize com a frequência do medo.

Portanto, tudo está no seu devido lugar e tem sua razão de ser. O importante é descobrir onde você está sintonizando o seu rádio mental. Na gratidão ou na ingratidão. No amor ou na amargura. No perdão ou nas mágoas e ressentimentos. Não se preocupe com o amanhã, procure no momento presente sintonizar-se com as vibrações de Amor, Alegria e a Gratidão. Devemos ter consciência que tudo o que tiver que acontecer, acontecerá para que se cumpra a lei.

Um grande abraço e gratidão sempre.

Imagem de capa: cottonbro no Pexels

Wilson Figuerêdo

Psicólogo e Psicoterapeuta Holístico com Especialização: Saúde mental e Tanatologia Autor dos Livros: Escola da Vida... Caminho para a Felicidade - O Grande Encontro - Câncer... Por que Comigo? - Amigos Além Da Eternidade - Conhece-te a Ti Mesmo e Cures Suas Dores.

Website: https://simplesmentehoje.com/

Deixe o seu comentário