O Medo Pode Influenciar a Forma Como Tomamos Decisões e Fazemos Escolhas

Tempo De Leitura: 3 minutos

Sair da rotina ou experienciar situações desconhecidas acabam nos trazendo insegurança e ansiedade.

 

medoOs modelos de padrões mentais que criamos ao longo de nossas existências nesse plano físico, geram nossas posturas e comportamentos atuais. Esses modelos de padrões mentais são os responsáveis pelos nossos confortos ou desconfortos que vivenciamos.

As pessoas que cristalizaram em suas vidas um padrão mental de medo, tristeza e melancolia não criaram esses padrões tendo pensamentos alegres e altruístas.  Seguimos nossa caminhada repetindo alguns padrões mentais que não acrescentam nada em nossas vidas. São nossas crenças dando forma ao nosso ambiente.

E assim, muitas vezes não entendemos porque nossa vida parece ser uma série de decepções. Muitas pessoas criaram um padrão mental de impotência, medo e culpa, dessa forma, procuram por uma válvula de escape culpando os outros por todos os seus problemas. O sentimento de culpa sempre procura o castigo para “pagar os pecados” e assim causar-lhes dores e sofrimentos.

Muitas dores crônicas tem grande relação com culpas crônicas. Na maioria das vezes as pessoas chegam ao consultório dizendo que está tudo bem. Não existem nenhuma mágoa e ressentimentos guardados. Mas, sabemos que as dores no corpo é um grito da alma.

O medo e o sentimento de culpa às vezes estão tão profundamente sepultados que a maioria das pessoas não tem mais consciência deles.

medoÉ inútil pensar que o esquecimento cura os sentimentos de mágoas e ressentimentos. Esses padrões mentais ficam inconscientes aguardando os gatilhos necessários para suas manifestações. E isso, podemos ver nas relações interpessoais. Muitas das dificuldades de relacionamentos com as pessoas consideradas superiores tem grande relação com a falta de perdão a papai e mamãe.

Se você se habituar a ficar remoendo as mágoas e os ressentimentos, estará alimentando os seus padrões mentais de dores e amarguras. Desejar a saúde fazendo do seu templo sagrado um depósito de mágoas e sofrimentos, é o mesmo que querer apagar um incêndio jogando combustível.

Tudo no universo está em harmonia seguindo a lei do amor. Para entrarmos em sintonia com essa energia o perdão se faz necessário. É impossível algo em sua vida ter sucesso sem que haja a energia do Amor. Os padrões mentais de tristeza e ingratidão fecha o fluxo por onde circula o amor e a alegria.

Somos a mais perfeita criação do Pai, por isso fomos feitos sua imagem e semelhança. Assim como o Pai é Perfeito, o nosso organismo não foi feito para ser um depósito de mágoas e melancolias. Se não cuidarmos do nosso corpo, insistindo em fazer dele um reservatório de lixo, uma hora a panela de pressão transborda na tentativa de aliviar o sofrimento.

Portanto, se sua vida está recheada de acontecimentos tristes e de medo é hora de mudar o script. Afinal, você é autor a ator principal de sua companhia teatral.

Grande abraço e gratidão sempre!

Se esse artigo fez sentido para você, partilhe sua opinião conosco na seção de comentários abaixo. E não se esqueça de compartilhar o link em suas redes sociais.

Wilson Figuerêdo

Psicólogo e Psicoterapeuta Holístico com Especialização: Saúde mental e Tanatologia Autor dos Livros: Escola da Vida... Caminho para a Felicidade - O Grande Encontro - Câncer... Por que Comigo? - Amigos Além Da Eternidade - Conhece-te a Ti Mesmo e Cures Suas Dores.

Website: https://simplesmentehoje.com/

4 Comentários

  1. Ana Cláudia

    Parabéns! Perdão, vibração dos pensamentos, mudar o script de sua vida….texto que permite grandes reflexões .

    • Gratidão Ana! para ter uma vida equilibrada é essencial uma mudança de postura e um olhar diferenciado para os acontecimentos do dia.

      Gratidão Sempre!

  2. Graziela

    Gostei muito da matéria e concordo. Esse é um exercício que estou praticando na minha vida, o perdão. Porém a minha maior dificuldade é desbloquear a parte do cérebro que esses eventos do passado bloquearam. Tenho consciência dos meus traumas e não guardo mais rancores, mas hj sofro de fobia social que me impede de explorar todo meu potencial, tanto profissional quanto pessoal. Mas a vida continua e eu continuo lutando sem cessar.

    • Olá Graziela!
      Fico feliz que você esteja nessa busca. O importante é continuar nesse caminho do autoconhecimento. Alimentando o espírito com bons pensamentos e sentimento. A fobia social tem a sua causa no medo exagerado. Acalme sua mente e seu coração, faça uma reflexão profunda e de repente você encontrará alguma experiência vivida negativa como: bullying, rejeição, humilhação, abusos e conflitos familiares. O melhor remédio nesse caso se chama PERDÃO. Se sentir dificuldade para isso, procure um bom profissional para te auxiliar. Fique em paz e um grande beijo no coração.

      Gratidão sempre!

Deixe o seu comentário