Desenvolvimento Pessoal

Você Tem Dificuldade Em Dizer Não? Muitas Vezes Um Não Pode Ser Um Grande Ato De Amor

Tempo De Leitura: 4 minutos

As vezes dizer um não pode ser um grande ato de amor.

Você tem dificuldades em dizer não? Ou conhece alguém que tem alguma dificuldade em negar os pedidos de outras pessoas?

Muitas vezes na tentativa de não magoar o outro você pode acabar assumindo responsabilidade que não te pertence, ficando sobrecarregada. E isso pode acabar gerando frustração, irritação e estresse.

Devemos olhar o que está por trás da dificuldade de dizer NÃO. Em muitas situações a tentativa de agradar todas as pessoas, de ceder aos seus desejos e suas vontades, pode ser a forma mais fácil de deixar de lado suas próprias necessidades, ou de enfrentar as suas dificuldades.

Ser uma boa pessoa e estar disposta a ajudar, será necessário saber em alguns momentos dizer NÃO. O não dito no momento certo pode ser o melhor remédio para a cura do outro. Dizer não para muitas pessoas é uma tarefa complicada, mas se você está disposta a ajudar o outro em algum momento isso se fará necessário. Ao contrário você poderá tornar-se para o outro apenas uma muleta.

Saber dizer NÃO, não te qualifica como sendo um mau amigo, um pai rigoroso ou uma mãe incompreensiva. Muito menos você não estará deixando de ser uma pessoa prestativa. Pelo contrário um NÃO no momento certo pode dar um novo sentido à vida do outro.

Com essa atitude você não estará deixando de ser uma pessoa obsequiosa. Você estará apenas assumindo suas próprias escolhas e optando por fazer apenas aquilo que está ao seu alcance.

Qual o preço que você está pagando ao dizer sempre SIM?

Muitos que sempre dizem SIM são pessoas com baixa autoestima. Acreditam que estar sempre fazendo o que os outros solicitarem seja uma maneira de ser querida e respeitada pelos outros. Precisamos ter consciência de que quando dizemos SIM para o outro estamos pagando um preço para isso.

Talvez esse preço seja ficar uma hora a mais no trabalho enquanto sua família te espera para o jantar. Ou cancelar uma ida ao cinema para ficar cuidando do neto enquanto seu filho se esbalda na balada com os amigos. Em muitas situações quando nos esforçamos para agradar o outro estamos na verdade sacrificando nossos próprios interesses.

Mesmo sabemos que não temos tempo para assumir outros compromissos e se aceitarmos um pedido de alguém irá nos sobrecarregar, muitas pessoas tem uma enorme dificuldade de dizer não.

Por que para algumas pessoas é tão difícil dizer não?

Para você pode ser gostar de estar sempre disposto a ajudar. Se alguém te procura pedindo algo emprestado ou um favor, você quer manter a “boa fama” de pessoa legal, mesmo se tiver que sacrificar algum desejo próprio.

Pode ser que você tenha a crença que dizer NÃO é ser mal educado. Você não quer se tornar a “ovelha negra” do seu grupo social, por isso aceita o convite do facebook daquele sujeito que você considera uma “mala”. Para manter sua boa índole perante a sociedade você não consegue sair daquele grupo de WhatsApp que não pediu para participar.

Você pode aceitar a fazer algo que detesta por medo de perder uma oportunidade e ver as portas se fecharem. Podemos ver isso nas trocas de favores, a reciprocidade que favorece a corrupção.

Você pode dizer SIM mesmo querendo dizer NÃO para manter a sua posição social, o seu emprego e garantir o seu alto salário. Mesmo que as atitudes tomadas contrariem os ensinamentos de seus pais. Nesse caso provavelmente você está sendo um fantoche nas mãos de alguém.

Existem centenas de justificativas para você continuar dizendo NÃO. Os sentimentos de culpa, medo, vaidade e o egoísmo podem te trazer resultados prazerosos em curto prazo, mas sementes jogadas no solo em longo prazo irão germinar, crescer, florescer e frutificar. Você não terá como seguir em frente sem antes provar a sabor de cada fruto que semeou. Assim atua a lei.

Muitas pessoas precisam urgentemente ter consciência da importância de aprender a dizer NÃO. Ao contrário corre o risco de perder o controle de suas próprias vidas. Corre o risco de fazer o que os outros pedem se tornar uma rotina em suas vidas, mesmo que esses atos sejam ilícitos.

É necessário que em algum momento você saiba estabelecer limites, não ceder diante de um manipulador, mesmo que esse seja seu filho. As manipulações e chantagens dos outros não podem ter poder sobre você.

Nesse momento saber dizer NÃO pode ser a sua maior prova de amor para o outro.

Diga NÃO sem sentimento de culpa, desde que esse NÃO seja também um ato de AMOR.

Direitos autorais da imagem de capa: Pixabay

Descubra onde está sua dificuldade em dizer não. Saiba como clicando na imagem abaixo.

Wilson Figuerêdo

Psicólogo e Psicoterapeuta Holístico com Especialização: Saúde mental e Tanatologia Autor dos Livros: Escola da Vida... Caminho para a Felicidade - O Grande Encontro - Câncer... Por que Comigo? - Amigos Além Da Eternidade - Conhece-te a Ti Mesmo e Cures Suas Dores.

View Comments

Recent Posts

Caminhos da Alma: Autoconhecimento como Rota para a Serenidade

Explore tua essência e alivie tuas aflições, desvendando a verdade interior que guia tua jornada…

4 meses ago

Seus Sentimentos Tem o Poder De Moldar a Sua Realidade

Você já parou para pensar no incrível poder que temos dentro de nós para transformar…

5 meses ago

Permita-se Errar e Aprenda com Cada Desvio do Caminho

Em nossa jornada espiritual, muitas vezes, somos impulsionados a seguir um caminho reto, sem desvios,…

7 meses ago

Concretize Seus Sonhos Através da Harmonia Interior Entre Desejo e Sentimento

Quando você conscientemente alinha suas intenções com suas escolhas diárias, o universo começa a trabalhar…

8 meses ago

A gratidão nos capacita a viver uma vida mais plena, mais consciente e mais alinhada com as forças positivas do universo.

Ao reservarmos um momento a cada dia para refletir sobre as bênçãos em nossas vidas,…

8 meses ago

A Jornada da Espiritualidade na Busca da Felicidade Interior

A espiritualidade é uma jornada de autotransformação, onde nossos velhos padrões são gradualmente substituídos por…

9 meses ago

This website uses cookies.