Impor Limites: Um Grande Ato De Amor

Tempo De Leitura: 4 minutos

 

A missão do ser humano nesse plano é muito mais do que o visível. Esse mundo dos cincos sentidos é a escola ideal para o nível evolutivo que nos encontramos. Somente aqui iremos encontrar os gatilhos e as armadilhas necessárias para nosso crescimento interior.

Nesse processo de crescimento procurar aprender é fundamental para cumprirmos nossa missão. Nesse sentido, podemos dizer que aprender é alimentar o espírito com conhecimento. Muitas pessoas chegam nessa escola chamada planeta terra e se deslumbram com as ilusões dos cincos sentidos. E assim, dominadas pelo Ego, o pouco que sabem já acham que é muito e se fecham para novos aprendizados.  

Essa postura incorreta de viver a vida é ensinada pelos exemplos dos pais educadores e cuidadores. Começamos a aprender a comportar-se em sociedade ao conviver com outras pessoas. As primeiras pessoas que tem a missão de nos ensinar se chama grupo familiar.

As crianças começam a manifestar os padrões mentais de comportamentos e criar novos, por meios da imitação, invenção e experimentação. Se nesse processo importante no desenvolvimento humano os pais permitirem que as crianças façam tudo o que desejam, não estão lhes ensinando a importância do LIMITE, algo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade sadia e harmoniosa.

Talvez alguns pensam: “são pequenos, não sabem o que estão fazendo”. Se você observar a criança de alguma forma ela está pedindo a sua aprovação. Depois de fazer algo novo, de uma nova experiência, ela olha as pessoas a sua volta para ver se teve a aprovação de alguém.

Cuidado com o seu comportamento ele poderá estar aprovando a falta de limites do seu filho.

limites

Dependendo da idade da criança ela não tem noção da consequência do seu gesto. Por isso, ela observa o comportamento das pessoas a sua volta para saber se seu gesto foi aprovado. Aquele sorriso ou “é tão engraçadinho” é a “deixa” para a criança repetir aquele comportamento. Afinal, pelas reações do ambiente ela entende que agradou e foi aprovada.

O natural da essência humana é viver em harmonia na família e na sociedade. Os pais, educadores e cuidadores tem enorme responsabilidade nessa jornada. Assim sendo, a família tem um papel fundamental para o sucesso ou o fracasso nessa caminhada. Cada vez que os pais aceitem como normal um desrespeito, um ato que prejudique o próximo ou um palavreado inapropriado está ensinando a falta de limites para o seu filho.

A falta de impor limites e a responsável por criar jovens centrados no egos e com dificuldades de trabalhar em equipe.

limitesPessoas com esses padrões irão encontrar dificuldades nos relacionamentos interpessoais. São jovens que não desenvolveram a importância de às vezes se frustrar. Nem sempre nesse mundo onde o foco é a competição vamos ganhar todas. E assim, esses jovens terão dificuldade de assimilar as derrotas impostas, pela falta de preparo.

Hoje a sociedade está abarrotada de famílias onde a inversão de valores é a causa de várias formas de sofrimentos. Não reagir a quebra de limites dos filhos de forma firme e clara é o mesmo que o trabalhador de uma empresa querer dar ordens ao patrão. Permitir que isso aconteça dentro da família é inverter a ordem natural da vida. Ou seja, onde os filhos devem respeito aos pais.

Infelizmente essa postura faz parte do cotidiano de muitas pessoas. A falta de limites é responsável por desestruturar muitas famílias. Hoje existem milhares de lares sendo dominados por crianças de 2, 3, 4 ou 5 de anos de idade. São lares onde impera a desarmonia, as palavras impróprias e a falta de respeito e gratidão ao próximo.

O limite nos ensina até onde podemos avançar sem causar transtorno ao próximo.

limites

Senhores pais, mostrar para o seu filho a importância do limite é um grande ato de amor. Assim, o seu filho aprenderá o valor do respeito. Descobrirá que não está sozinho nesse plano, e que a sua felicidade irá depender da boa convivência com o próximo. Como diz Kant, “meu direito termina onde começa o do outro”.

Seria importante que o limite se aprendesse em casa. Essa tarefa não é da escola, essa é uma missão que o universo atribui aos pais. Se os pais não forem competentes nessa tarefa, de alguma forma a sociedade cobrará por essa incompetência. Assim, seus filhos passarão pelo desconforto de aprender limites através de dores e sofrimentos.

Portanto, ensinem para seus filhos limites! Assim, eles aprenderão o respeito. O lar onde os filhos ditam as regras é onde aconteceu a falência na autoridade dos pais. Nos lares onde os filhos foram educados sem aprender limites os pais terão enorme dificuldade na hora que o filho de 16 anos pegar a chave do carro para dar uma “voltinha” com os colegas.

Portanto, sejamos pais inteligentes! Limites sempre será a “pedra angular” na educação dos filhos. Com limites na medida certa estaremos educando nossos filhos para o sucesso.

Grande abraço e gratidão sempre!

Se esse artigo fez sentido para você, partilhe sua opinião conosco na seção de comentários abaixo. E não se esqueça de compartilhar o link em suas redes sociais. 

Direitos autorais da imagem de capa: Pixabay

Wilson Figuerêdo

Psicólogo e Psicoterapeuta Holístico com Especialização: Saúde mental e Tanatologia Autor dos Livros: Escola da Vida... Caminho para a Felicidade - O Grande Encontro - Câncer... Por que Comigo? - Amigos Além Da Eternidade - Conhece-te a Ti Mesmo e Cures Suas Dores.

Website: https://simplesmentehoje.com/

Deixe o seu comentário