A Cura Emocional é o Primeiro Passo Para Um Corpo Saudável

Tempo De Leitura: 4 minutos

Administrar as emoções é um passo importante para uma vida em equilíbrio e ser uma pessoa emocionalmente saudável.

cura emocionalA etimologia da palavra emoção indica que ela tem origem no latim, na palavra movere, que significa “mover para fora” ou “afastar-se”. Esse significado demonstra a reação natural às emoções. Dessa forma podemos dizer que a emoção é uma alteração intensa e passageira do ânimo, podendo ser agradável ou penosa, que surge na sequência de uma certa comoção somática. 

Essa sensação física é provocada por algum estímulo, podendo ser um sentimento ou um acontecimento. São reações psicofisiológicas, e para não produzir transtorno é necessário modos eficazes de adaptação face às mudanças ambientais, contextuais ou situacionais. A emoção é um sentimento pessoal, vivenciada de formas diferentes por cada indivíduo.

A emoção se manifesta quando surge o gatilho necessário e é acompanhada por determinadas ações. Os gatilhos são representados por aquelas pessoas ou situações que nos trazem desconfortos. Assim, as emoções manifestadas dependem de nossos padrões mentais e das experiências que guardamos do passado.

O ser humano não foi educado a estar presente, ou seja, viver o agora. Muitas pessoas estão sempre apegadas a situações do passado. Com essa postura as pessoas estão vivendo emoções recheadas de melancolias e sofrimentos. E assim, vivenciam diariamente em suas emoções as amarguras do passado.

Quando não fechamos os ciclos em harmonia, os conflitos internos relacionados ficam por resolver no momento presente. Assim sendo, a pessoa continua vivendo as mesmas emoções, o que resulta em um desequilíbrio energético no corpo a nível físico desencadeando variadas doenças.

Quando o sistema energético está em desequilíbrio manifesta em algum outro sistema do corpo humano alguma desordem. Dessa forma, manter o sistema energético em equilíbrio é o passo primordial para a cura emocional. Se não conseguirmos manter em equilíbrio esse sistema é possível que surja a nível mental alguma desordem bipolar e em algumas situações, a depressão.

O equilíbrio psíquico é um passo fundamental para a cura emocional.

 

cura emocional

Quando estamos em desequilíbrio emocional agimos de forma altamente destrutiva. Com esse padrão energético desestabilizamos nosso corpo físico e desequilibramos a energia do ambiente em que estamos inseridos. Pois, mantendo o desequilíbrio emocional, poderemos agir com fúria ou de formas dissimuladas, usando comportamentos agressivos.

Todos estão em busca da felicidade, mas por falta de equilíbrio emocional, muitas pessoas estão andando na contramão. Infelizmente, a maioria não se preocupa em fazer um processo de limpeza mental. Todos fazem a higiene do seu corpo físico, mas poucos cuidam de sua higiene mental. A sociedade não dá muita importância a este tipo de forma de estabelecer um equilíbrio emocional. 

O ser humano precisa deixar de correr atrás de tratar o efeito, é necessário eliminar a causa. O primeiro passo para a cura emocional é detectar os sintomas do problema, é importante encontrar a raiz desse mal.  Tratar o efeito é tentar eliminar os sintomas sem acabar com a causa dos mesmos.

A emoção esta ligadas aos nossos sentimentos, porque o que pensamos depende do que sentimos. Dessa forma, a qualidade de nossos sentimentos geram pensamentos que irão desencadear determinadas emoções. Pensamentos sombrios e melancólicos vibram na frequência da tristeza. Pensamentos de agressividade, ira, vingança e revolta faz parte da emoção da raiva.     

Para cura de todos os nossos males, precisamos equilibrar nosso sistema energético. Assim sendo, a cura emocional significa o equilíbrio entre o que sentimos e o que pensamos de maneira saudável. Para que isso aconteça é necessário o autoconhecimento, pois esse equilíbrio requer dedicação, persistência e disciplina.

As adversidades da vida tem a função de nos fazerem crescer. Por isso, em determinado nível as “pedras no meio do caminho” são consideradas saudáveis.

 

Nessa nossa jornada transitamos por muitas dores emocionais, que podem ser medo, culpa, tristeza, pânico, solidão, timidez, etc. Cada dor tem a sua história e o seu significado. Todos passam em algum momento por alguns desses desconfortos, isso é natural e em determinado nível saudável. Pois, através dessas adversidades crescemos como seres humanos e evoluímos espiritualmente.

A pessoa que está com o seu sistema energético em equilíbrio não é aquela que nunca sente dor, mas é aquela que está preparada mentalmente para lidar com as frustrações da vida. A pessoa equilibrada emocionalmente não se desespera e não faz uso de drogas, bebidas, comidas, sexo, trabalho e medicamentos para fugir de sua realidade e responsabilidade.

Portanto, a cura emocional é possível. Ela está diretamente ligada aos nossos sentimentos, pensamentos, palavras e atos. Os sentimentos geram pensamentos recheados de emoções levando a determinada ação. Assim, para a cura emocional é necessário ter bons sentimentos, geradores da emoção da alegria. 

Grande abraço e gratidão sempre!

Se esse artigo fez sentido para você, partilhe sua opinião conosco na seção de comentários abaixo. E não se esqueça de compartilhar o link em suas redes sociais. 

Direitos autorais da imagem de capa: Pixabay

Wilson Figuerêdo

Psicólogo e Psicoterapeuta Holístico com Especialização: Saúde mental e Tanatologia Autor dos Livros: Escola da Vida... Caminho para a Felicidade - O Grande Encontro - Câncer... Por que Comigo? - Amigos Além Da Eternidade - Conhece-te a Ti Mesmo e Cures Suas Dores.

Website: https://simplesmentehoje.com/

1 Comentário

  1. Clarete

    Gratidão sempre…

Deixe o seu comentário