Como Conquistar o Sucesso Nos Dias Atuais

Como Conquistar o Sucesso Nos Dias Atuais

Vivemos a era da informação, da tecnologia e do conhecimento. As mudanças acontecem em um ritmo frenético que o que é novidade hoje amanhã poderá ser obsoleto. Neste cenário como conquistar o sucesso nos dias atuais? Para manter-se em tempos como este dentro de uma organização e conquistar o sucesso o profissional tem que desenvolver um trabalho com altíssima qualidade. 

Buscar novos conhecimentos, se especializar em sua atividade, cuidar da saúde e do visual, não se esquecendo da idoneidade são características procuradas pelas empresas nas entrevistas de empregos.

Mas para alcançar o sucesso nos dias atuais é preciso algo a mais e para te ajudar nesse estudo segue uma lição extraída do livro With people through engineering and motivation de Cavett Robert. Esse livro foi publicado há mais de um século, mas seu conteúdo é sempre atual.

Por volta de 1835, tive o privilégio de uma oportunidade, que jamais esquecerei. Fui convidado para um banquete onde, para meu deslumbre, Will Rogers em pessoa faria um discurso. Foi uma das últimas vezes que falou em público, pois algumas semanas depois, ele e wiley Post deram início ao seu famoso voo ao redor do mundo. Todos nós sabemos da trágica morte que os esperava no Alasca.

O Sr. Rogers não possuía a erudição ou o conhecimento acadêmico esperado dos que faziam prognósticos econômicos àquela época. Mas em poucas palavras, deu um dos mais profundos conselhos que já ouvi.

Já li inúmeros livros sobre o sucesso. Já ouvi dúzias de discos tratando do mesmo assunto. Mas não acredito haver uma fórmula mais certa ou um plano mais apropriado de se chegar ao sucesso quando seguido de forma escrupulosa do que esta:

“Se você quer vencer na vida”, ele disse, “é muito simples”

“CONHEÇA O QUE FAZ”,                                                                                           “AME O QUE FAZ”                                                                                                       “E ACREDITE NO QUE FAZ”.

“É isso mesmo”, disse ele, “é simples assim”.

Vejamos agora o seu conselho um pouco mais aprofundado.

Conheça o Que Faz

como conquistar o sucesso nos dias atuais

Primeiro, procure conhecer o que faz. Não há nada que substitua o conhecimento. Precisamos entender que a preparação é um processo constante, sem fim. Deve estar sempre em movimento, nunca estático o estudo deve estar sempre presente para a pessoa que busca o sucesso nos dias de hoje.

Não há ponto de saturação. Os principais centros de pesquisas econômicos estão de acordo ao sugerirem que, tendo em vistas as rápidas e sucessivas mudanças na economia, uma pessoa média, sob qualquer orientação e independente de seu campo de atuação, deve passar pelo menos por quatro processos de retreinamento em sua vida.  Pense nisso. 

O que ontem não era só certo, mas também plausível, hoje pode ser questionado e amanhã até ser considerado errado. É verdade que causa desilusão descobrir que, assim que aprendemos um papel em nossas vidas, nos chamam subitamente para representar outro, inteiramente diferente, sem tempo para ensaios, uma vez que o teatro da vida não pode parar, com ou sem nossa presença.

O conhecimento nos dias de hoje se acumula tão rápido, bem como as maneiras de fazer as coisas, que as pessoas precisam correr para manter sua posição. Até a virada do século dizia-se que a acumulação de conhecimento dobrava a cada século. Já no fim da segunda Guerra Mundial, o conhecimento dobrava a cada 25 anos.

E hoje todos os centros de pesquisa nos informam que o volume de conhecimento em existência no mundo dobra de cinco em cinco anos (Dados do época da publicação do livro). Como ficam hoje as pessoas que acreditam que podem conquistar o sucesso, mantendo-se estacionárias?

O verdadeiro Sucesso é Uma Viagem, Não Um Destino

COMO CONQUISTAR O SUCESSO NOS DIAS ATUAIS

As exigências contínuas de readaptação constituem hoje um desafio que não existiam anteriormente. A preparação já não é mais uma coisa que se deixa guardada na gaveta e esquecida.

O próprio sucesso já assumiu uma nova definição. Pode até ser denominado, hoje em dia, como uma preparação contínua e constante de nós mesmos, para enfrentarmos as constantes e contínuas mudanças do nosso sistema econômico. Ou seja, hoje, o sucesso é uma viagem ou um processo e não uma destinação ou fim.

Além disso, ao fazer essa viagem, a coisa importante é que devemos seguir em frente, de forma constante. Isso mesmo, a realização progressiva de um objetivo predeterminado.

O nosso crescimento não deve ter fim. Qualquer pessoa, ao escolher uma meta de vida que seja totalmente realizável, já terá definido suas próprias limitações. Quando paramos de crescer começamos a morrer.

Os horizontes de mudanças

Para uma criança viajando em qualquer estrada constitui um mistério confuso o fato de que ela não pode nunca alcançar o horizonte. Da mesma forma, ninguém hoje pode se manter em dia com os horizontes das mudanças. O máximo que podemos fazer é caminhar na direção desses horizontes. Tenho certeza de que é uma bênção o fato de que o nosso objetivo excede ao nosso alcance.

Se nossas ambições na vida podem ser plenamente realizadas é porque não estabelecemos como meta chegar à lua. Faríamos uma grande injustiça se tentássemos representar essa viagem como um caminho de rosas.  É uma rota de peregrinação, cheia de obstáculos e sacrifícios.

A única garantia que fornecemos é que, se a pessoa está disposta a enfrentar os riscos da estrada. Ela se fortalecerá com a viagem e se preparará para acompanhar a mudanças dos tempos.

Estou certo de que concorda comigo. Não importa quanto uma pessoa possa estar bem preparada para enfrentar os rigores da vida moderna, se é acalentada por um senso de falsa segurança em achar que não precisa de preparo extra para o futuro, que sua viagem pode algum dia terminar, logo irá descobrir que está perdida na frustração de um pensamento medieval.

E assim, antes de qualquer coisa, precisamos adotar o princípio de que para nos familiarizarmos com estes tempos de constantes mudanças, temos que seguir um programa continuo de auto aperfeiçoamento. Uma viagem interminável rumo aos novos campos de conhecimento e da instrução.

Até que ponto somos especializados

Como conquistar o sucesso nos dias atuais

Dois sujeitos estavam conversando outro dia, e um deles disse:

– Quer saber de uma coisa? As coisas andam tão especializadas hoje em dia que a Companhia de Biscoitos Nacional tem um vice-presidente específico para a produção de biscoitos recheados.

– Não acredito – disse o outro.                                                                          

– Pois aposto com você – propôs o primeiro.                                                        

Então, casaram o dinheiro e foram telefonar para a Companhia de Biscoitos         Nacional.                                                                                                        

Disse um deles ao telefone: – Quero falar com o vice-presidente encarregado dos biscoitos recheados.                

Veio a resposta: – Empacotados ou a granel?

Procure saber tudo que puder sobre o produto com o qual trabalha 

Recentemente, o presidente de uma das maiores companhias de extração de borrachas fazia um discurso. Após terminar, colocou-se à disposição do auditório para responder perguntas. Um jovem, sentado na fila da frente, interpelou-o:

– Seria uma pergunta muito pessoal se eu lhe pedisse para explicar como se tornou presidente desta enorme empresa?

– De forma alguma – foi a resposta do presidente – Eu trabalhava num posto de gasolina e não tinha muita chance de subir na vida. Um dia li que se uma pessoa quer progredir, deve procurar saber tudo que puder sobre o produto com o qual trabalha.

– Assim, numa de minhas férias, fui a fabrica e vi como faziam os pneus de borracha, reparando como manipulavam as tiras de naylon. Em outras férias fui à África e vi como plantavam os seringais e como tirava do tronco de cada árvore o látex precioso.

– De forma que ao me referi ao produto que vendia, já não dizia, “foi o que disseram”, ou “foi isso que li”, ou ainda “acho que é isso”. Não, eu dizia: Sei que é assim. Já estive lá. Vi como colocam as tiras de naylon para produzir o melhor pneu, protegendo sua família no caso de perfurações súbitas. Vi como é feita a extração da borracha crua, destinada a fazer o melhor pneu do mundo.

– Não há força no mundo – continuou – que tenha tanto impacto quanto a declaração de conhecimento que uma pessoa faz baseada na experiência e na confiança.

Um homem que sabe, e que tem consciência de que sabe, fala com uma autoridade sem igual. O mundo abre caminho para a pessoa que sabe o que está fazendo.

Uma Só Riqueza Na Terra

Como conquistar o sucesso nos dias atuais

Certa vez Lincoln disse: “Quanto mais velho fico, mais me asseguro de que só há uma riqueza, uma segurança, neste mundo: a que se encontra na habilidade de uma pessoa em executar bem uma tarefa”. Mas não parou por ai. Completou, dizendo: “E antes de qualquer coisa, esta habilidade deve começar com o conhecimento”.

Conhecimento superficial não basta. Deve ser profundo o suficiente de forma a permitir uma análise rápida da situação e conduzir a uma decisão imediata. Na moderna economia de hoje, rápida e competitiva, normalmente não temos tempo para refletir sobre cada situação e dedicar a ela o cuidado e atenção que desejamos.

Mesmo assim insisto que um conhecimento superficial não é o suficiente. Além do mais, uma pessoa que tenta substituir o conhecimento por “macetes, artimanhas e jeitinhos”, descobre que no fim volta-se tudo contra ela, como um bumerangue, e descobre-se num beco sem saída.

Tenho pena de quem pensa poder substituir o conhecimento fundamental pela influencia, personalidade ou qualquer outra qualidade. Vamos então lembrar do sábio conselho de Will Rogers. Se queremos vencer, primeiro devemos conhecer o que fazemos.

Continua no próximo artigo…

Vou interromper esse artigo por aqui. Por enquanto fica a dica da primeira regra para atingir o sucesso. Ainda está faltando a segunda e a terceira, que veremos nas próximas postagens.

Se gostou, deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe o link com os seus amigos.

Um forte abraço e sucesso sempre.

Como Conquistar o Sucesso Nos Dias Atuais
Avalie esta postagem

Receba Grátis o Ebook: Guia Prático Para Uma Vida Feliz

wilson Pereira Figueredo

Psicólogo e Psicoterapeuta Holístico com Especialização: Saúde mental e Tanatologia Autor dos Livros: Escola da Vida... Caminho para a Felicidade - O Grande Encontro - Câncer... Por que Comigo?

Website: http://simplesmentehoje.com/

2 Comentários

  1. Clarete

    Texto muito bom. Aguardo próximas postagens…

Deixe o seu comentário