Cooperação: mude seus padrões mentais competitivos para uma mente cooperativa

Tempo De Leitura: 3 minutos

 

Nesse momento em que vivemos na Era da Informação, com os avanços advindos da terceira revolução industrial, parece que o tempo está em um ritmo cada vez mais acelerado. A sensação que temos é que o dia passa em minutos e o ano em poucos meses.

Nos locais de trabalho o resultado é o foco principal e com isso os profissionais competem entre si para galgar novas posições. Para conquistar o cargo X ou a posição Y as pessoas desempenham várias funções com a pressão para obter resultados cada vez melhores.

Para dar conta do que as organizações esperam, 8 horas de trabalho não são suficientes. Dessa forma, prolongar a jornada de trabalho passa a ser obrigatoriedade para dar conta de suas prioridades. Nesse contexto de competição promovido pelas empresas, muitas pessoas acabam exauridas, chegando ao estresse e a depressão.

É necessário estar sempre atualizado, os títulos de especialização se fazem necessários. Nesse cenário a vida pessoal vai sendo negligenciada e a saúde é posta de lado. As refeições rápidas substituem as saudáveis e nessa correria nunca sobra tempo para o esporte e lazer. Afinal, é necessário um empenho constante para continuar competitivo no mercado de trabalho.

Infelizmente para muitos que estão vivendo essa falsa realidade, a família acaba ficando em segundo plano, restrita a alguns sábados, domingos e feriados. Talvez eu esteja exagerando descrevendo esse cenário, mas com toda certeza é a realidade de muita gente. São pessoas que ainda não descobriram qual é a sua real essência. Assim, o Ter passou a ser mais importante do que o Ser.

Faça da cooperação um estilo de vida, trabalhe cooperando com a felicidade do próximo.

 

cooperaçãoComo o foco principal de um grande número de pessoas é acumular coisas, a sociedade aceita como normal esse ritmo desenfreado. Os problemas de saúde relacionados a essa correria e competitividade são cada vez mais frequentes. O estresse para muitos é visto como normal e os casos relacionados à depressão crescem em velocidade assustadora.

Se a sociedade continuar seguindo nessa direção o resultado será a obscuridade total. Será que é possível seguir outro caminho? Existe um caminho possível para ter uma vida mais equilibrada e harmônica? Um caminho que nos leva a ter tempo para viver a família e os amigos de uma forma saudável? Um caminho que nos conduz a conquistar a paz de espírito?

Encontrar uma alternativa viável para uma vida em harmonia tem sido uma busca constante de milhares de pessoas no mundo.

 

cooperação

O verdadeiro caminho para uma vida harmônica e equilibrada está em abandonar de sua vida a competição. A competição leva o ser humano à luta e a rivalidade para a conquista de algo. É a concorrência com o propósito de superar o outro. Enquanto vivemos em competição acreditamos que os recursos desse mundo criado por Deus são limitados.

Para encontrarmos o verdadeiro equilíbrio, precisamos ter um olhar além desse mundo físico. Assim, compreender como o universo entende e responde aos nossos anseios. Para o universo a cooperação está de acordo com as leis cósmicas. Cooperação vem do latim cooperati, que significa operar juntamente com alguém. Ou seja, é uma relação baseada na colaboração entre indivíduos ou organizações, no sentido de alcançar objetivos comuns.

A verdadeira cooperação sempre visa um bem Maior. Dessa forma, o principal objetivo é uma forma de agir coletivamente para atingir o bem de todos. Para Wallace D. Wattles: “sempre que recair nos velhos modos de pensamento, corrija-se imediatamente. Quando você passa à mente competitiva, você perde a cooperação da mente suprema”. 

“A mente que procura a autoridade sobre o outro, é uma mente competitiva, e a mente competitiva não é criativa”. Cuidado com a mente competitiva! Nada explica melhor o princípio da ação criativa do que o princípio da “Lei Áurea”, “O que quero para mim, quero para todos”.

Portanto, o caminho para o verdadeiro equilíbrio está em servir ao próximo. Dar o melhor de si cooperando para a felicidade das pessoas a sua volta.

Um grande abraço e gratidão sempre.

Wilson Figuerêdo

Psicólogo e Psicoterapeuta Holístico com Especialização: Saúde mental e Tanatologia Autor dos Livros: Escola da Vida... Caminho para a Felicidade - O Grande Encontro - Câncer... Por que Comigo? - Amigos Além Da Eternidade - Conhece-te a Ti Mesmo e Cures Suas Dores.

Website: https://simplesmentehoje.com/

Deixe o seu comentário