Esteja sempre no momento presente!
Tempo De Leitura: 3 minutosVocê vive o momento presente?
Ou você é aquela pessoa que vive buscando acontecimentos do passado para justificar os seus dissabores do momento presente. Ou você tem o perfil de ficar projetando um futuro catastrófico e incerto?
Um jovem aprendiz decidiu seguir seu mestre nas pregações que ele fazia nas cidades e vilarejos da Índia. Depois de uma semana andando o mestre e o aprendiz chegam a uma pequena cidade no interior.
Naquele dia estava acontecendo uma grande festa, mas devido ao temporal que havia caído na noite anterior às ruas da cidade estavam alagadas. Andando pela cidade o mestre observa uma bela mulher com dificuldade para atravessar a rua.
O mestre vendo aquela cena entra na rua alagada, pega a jovem no colo e leva para o outro lado, e assim ela segue seu caminho em direção à festa. O jovem aprendiz presenciando aquela cena, não se conformou. “Como pode um mestre que fala sobre o respeito e o amor, pegar uma mulher no colo”.
Os dias passavam rápidos e os dois seguiam de cidade em cidade, onde o mestre ensinava a importância do amor, do perdão e da gratidão. Mas, o jovem não era mais o mesmo. Havia perdido o interesse e o encanto pelo ensinamento do mestre.
Depois de vários dias o mestre com sua sabedoria encontrou o momento oportuno e perguntou para o jovem aprendiz:
– Estou sentindo que algo está te incomodando, o que aconteceu?
– Mestre você fez algo que não deveria.
– O que eu fiz que te causou tanto desconforto? Pergunta o mestre.
– Mestre, você que ensina coisas tão belas, não deveria ter pegado uma mulher no colo.
O mestre se aproxima do jovem aprendiz, coloca a mão em seu ombro, olha em seus olhos e diz:
– Demorei menos de um minuto para ajudar aquela jovem a atravessar a rua, enquanto você está carregando ela a mais de noventa dias.
Como esse jovem aprendiz, muitos vivem carregando lixos do passado, não vivem o momento presente e assim não conseguem evitar o sofrimento.
São mágoas guardadas há muito tempo. 10, 20, 30 anos sempre trazendo para o presente o sofrimento do passado. São pessoas que “enchem o peito” para falar: “Eu levo para o túmulo, mas não perdoo”. Infelizmente essas amarguras as levarão mais cedo ao túmulo.
De que grupo você faz parte?
Você está vivendo ciclos não fechados do passado? Isso acontece quando você olha para trás e fica procurando culpados para os seus fracassos do momento presente.
Você vive projetando um futuro incerto? São pessoas que vivem preocupadas com o amanhã. “Será que esse mês vou conseguir pagar as contas?” “Será que amanhã, vou conseguir resolver aquela situação?” “Será que conseguiremos fechar aquele pedido?”
Ou você faz parte do pequeno grupo que vive o momento presente.
Não seja como o jovem aprendiz, desapegue-se das velhas bagagens do passado responsáveis pelos seus desconfortos. Não viva projetando um futuro melancólico. Olhe ao seu lado, o universo está te presenteando com maravilhas. Mas, enquanto você estiver apegado ao passado ou se projetando no futuro, não estará presente.
Olhe para o passado como lições apreendidas para não cometer o mesmo erro. Tenha grandiosas metas para o futuro, mas não se esqueça da importância do momento presente, pois é a única existência verdadeira.
Deixem as coisas acontecerem naturalmente, conserve sempre o sentimento natural. Assim, você descobrirá que em muitos momentos as suas preocupações não fazem sentido. Dalai Lama já nos deixou a dica:
“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”
Portanto, esteja sempre presente!
Se esse artigo fez sentido para você, partilhe sua opinião conosco na seção de comentários abaixo. E não se esqueça de compartilhar o link em suas redes sociais.