Integridade: seguir por esse caminho é um desafio diário

Tempo De Leitura: 2 minutos

Integridade é ter coerência entre pensamento, sentimento e comportamento. Ou seja, é falar o que você pensa e fazer o que você fala. Simples assim. Embora pareça fácil, não é. É um desafio e tanto ser íntegro! Mas há uma frase que sintetiza bem o desafio: “Jamais faça algo que não possa contar com orgulho que fez!”

Você pode ver a integridade se manifestando quando, por exemplo, recebe um troco errado de alguém, seja numa padaria ou num caixa de estacionamento. A pergunta é: você devolve a diferença ou vai embora com um dinheiro que não é seu, se achando a pessoa mais esperta do mundo?

Usar de artimanha para levar vantagem é andar na contramão da integridade.

integridade

Quando comecei minha carreira na área comercial, há mais de dez anos, um vendedor me contou uma história sobre falta de integridade que me marcou muito. Em uma cidade do interior, havia um vendedor careca que, ao entregar seu primeiro relatório de despesas à companhia em que trabalhava, a fim de receber o reembolso, incluiu a compra de um chapéu.

Ao ser questionado pelo gerente sobre a necessidade do chapéu, respondeu: “Aqui na região o sol é muito forte e ando pela rua o dia inteiro, então comprei o chapéu.” O gerente lhe explicou que não poderia reembolsá-lo por isso, já que se tratava de uma aquisição pessoal. O vendedor aparentemente se conformou, mas na semana seguinte tornou a incluir o chapéu nas despesas e, mais uma vez, não foi reembolsado.

Isso se repetiu por várias semanas, até que um dia o vendedor entregou o relatório de despesas sem o chapéu. O gerente o chamou e disse: “Finalmente você entendeu que o reembolso pelo chapéu não fazia sentido.” E o vendedor respondeu: “Engano seu, o chapéu está aí no relatório, eu quero ver é você achar!”

Ser íntegro é ter ética e coerência e é fundamental para socializar com outras pessoas tanto na vida pessoal como na vida profissional.

integridadeÉ importante ser íntegro. A integridade é um apoio fundamental para quem deseja realizar algo maior, porque só em uma mente íntegra fluem grandes ideias e aspirações. O que quero dizer com isso é que se você passa boa parte do tempo buscando desculpas e arranjando estratégias para disfarçar sua falta de integridade, não terá tempo nem energia para empregar em coisas realmente importantes.

Se você usa seu tempo para esconder chapéus em seus relatórios, pouco tempo lhe sobrará para aumentar suas vendas com honestidade. Sem contar que, se você não consegue viver com integridade, vai acumular um alto estoque de culpa e ressentimento, e isso pode evoluir para um quadro de tristeza profunda ou até mesmo de depressão. Lembre-se de que seu corpo tende a reclamar quando você não vive de acordo com seus valores. Ele gritará cada vez mais alto até que você o escute.

Texto extraído do livro: O que realmente importa (Anderson Cavalcante)

Adquira o seu AQUI

Wilson Figuerêdo

Psicólogo e Psicoterapeuta Holístico com Especialização: Saúde mental e Tanatologia Autor dos Livros: Escola da Vida... Caminho para a Felicidade - O Grande Encontro - Câncer... Por que Comigo? - Amigos Além Da Eternidade - Conhece-te a Ti Mesmo e Cures Suas Dores.

Website: https://simplesmentehoje.com/

Deixe o seu comentário