Como Está o Seu Nível de Dopamina e Serotonina
Tempo De Leitura: 5 minutosA serotonina e a dopamina são neurotransmissores que têm diversas funções no corpo, colaborando para que todo o organismo funcione adequadamente.
O momento atual é de extrema preocupação em relação à saúde mental. Em plena era digital, onde a informação está praticamente ao acesso de todos, uma grande parte das pessoas preferem a desinformação e o comodismo. Assim, o medo, a preocupação, a tristeza, o estresse, a depressão e a ansiedade estão se naturalizando na vida dessas pessoas.
Vivemos um momento de muito conforto e tranquilidade em relação o que viveram nossos pais e antepassados. O que era para ser um momento prazeroso, passou a ser um grande transtorno na vida de muitos. Nesse tempo de correria, estamos sempre preocupados em satisfazer as necessidades do nosso ego que nos esquecemos da nossa Real essência.
Focados em acumular coisas, nos perdemos no meio do caminho. Dessa forma, como efeito colateral, surgiu na sociedade moderna o aumento da violência e consequentemente a perda da qualidade de vida. Esse cenário é o que muitos especialistas apontam como principal fator para os vários problemas psicológicos. Para mim, precisamos ir além desse olhar, precisamos mudar a forma de olhar o mundo. Todos os acontecimentos que nos trazem desconforto é resultado de nossa mudança na rota de navegação.
Perdemos nossa qualidade de vida quando nos distanciamos da casa do Pai, ou seja, quando vivemos focados no materialismo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão. Essa é a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas. A ansiedade também está em um nível preocupante, 9,3% dos brasileiros (cerca de 19,4 milhões) sofrem com o problema e faz com que o Brasil ocupe o primeiro lugar da lista de países mais ansiosos do mundo.
As imposições em ser feliz, bem-sucedido e estar o tempo todo conectado, sem qualquer aproveitamento do tempo presente, elevou o número de pessoas com esses transtornos.
Nesse contexto em cada quatro pessoas, provavelmente uma sofre de síndrome do pânico, estresse pós-traumático, ansiedade crônica, fobias, obesidade, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) ou outros distúrbios relacionados a níveis patológicos de angústia e apreensão.
O nosso organismo é um sistema perfeito, quando estamos em equilíbrio harmonicamente, funciona em sintonia com o universo. Quando isso acontece é porque estamos exercendo controle sobre nossas emoções. Assim, mantemos os nossos neurotransmissores com os níveis necessários para desfrutarmos de uma vida saudável. Quando estamos emocionalmente desequilibrados baixamos os níveis de Serotonina e Dopamina em nosso organismo, abrindo espaços para o surgimento das patologias.
As nossas emoções afetam o nosso corpo, até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia. Dependendo de sua emoção você pode aumentar ou diminuir os níveis de Serotonina e Dopamina em seu corpo. Esses dois neurotransmissores são os responsáveis pela sua felicidade ou infelicidade.
Serotonina e Dopamina x Felicidade.
A serotonina atua na regulagem do humor, do apetite, do sono, da libido e do ritmo cardíaco. É produzida na região do tronco encefálico, quando o seu nível está baixo, pode causar sintomas como cansaço, falta de memória, irritabilidade e dificuldade de aprendizado.
A dopamina tem como principais funções, as atividades motoras, sensações de recompensa, comportamento e atenção. É produzida na glândula adrenal, pode ser considerada como a principal substância que impulsiona as pessoas a agirem em direção às suas metas.
Sendo assim, para mantermos a saúde mental em dia, precisamos que os níveis de dopamina e serotonina sejam ideais. Feliz ou infelizmente, dependendo da situação, hoje existem inúmeros tratamentos farmacológicos que atuam no aumento da dopamina e serotonina. Sou a favor do tratamento farmacológico em uma situação de crise, mas, paralelamente é necessário o acompanhamento de um profissional da saúde mental para que haja uma mudança de padrões mentais, causadores da baixa nos níveis de dopamina e serotonina.
Se não houver uma mudança de padrões mentais, a chance das pessoas voltarem todo mês no seu médico atrás de uma nova receita de medicação controlada é real. Infelizmente é o que podemos comprovar, basta fazermos uma simples pesquisa nas farmácias do SUS e do setor privado. Mas, existe um setor que ganha fortunas com a alienação de grande parte da sociedade. Enquanto isso, essas pessoas ficam cada vez mais viciadas em tratamentos farmacológicos. E assim, a fila anda.
Precisamos voltar a viver o sentimento natural, criar estratégias para lidar de forma saudável com os problemas do dia a dia. A natureza nos oferece diversas opções que pode nos ajudar em nosso equilíbrio emocional, alguns dos nossos antepassados faziam bom uso dessas ferramentas. Precisamos urgentemente de uma mudança de postura, mudar nossos padrões mentais. Assim, automaticamente mudamos nosso comportamento perante a vida.
Para te auxiliar nessa empreitada segue quatro formas para ajudar a aumentar os níveis de serotonina circulante no sangue de forma natural:
1 – Prática de atividade física.
A prática regular de atividade física é recomendada para aumentar os níveis de serotonina circulantes no sangue. Através dessa atividade aumenta a produção e liberação de triptofano, que é o aminoácido relacionado com a produção desse neurotransmissor.
2 – Exposição ao sol.
Tomar sol de 10 a 15 minutos por dia é recomendado para aumentar a vitamina D e consequentemente a serotonina. Dessa forma, a exposição ao sol de forma consciente, promove a produção de vitamina D, o que tem impacto direto no metabolismo do triptofano.
3 – Alimentação saudável.
Nesse processo a alimentação é fundamental para o equilíbrio do organismo. Assim, para aumentar a serotonina é importante ter uma alimentação rica em triptofano.
4 – Meditação.
A meditação como a ioga, são práticas recomendadas para manter a saúde mental em equilíbrio. Assim, através dessas atividades é possível regular os sinais nervosos e melhorar a atividade dos neurotransmissores, promovendo a sensação de bem-estar.
A melhor ação que você deve tomar nesse momento, para não se tornar mais um, na fila em busca de uma receita milagrosa, é olhar para dentro de si. Você é maior que pensa ser, você é feito da mesma matéria-prima das estrelas e merece brilhar. Para que isso aconteça é necessário mudar a sua postura perante a vida, deixe de lado o papel de vítima e assuma sua responsabilidade perante as adversidades.
As adversidades são degraus que nos leva ao triunfo quando estamos sendo orientados pela luz divina.
Não seja apenas mais um na multidão, faça algo diferente. Sendo assim, deixe de lado as lamúrias e lamentações, foque o seu dia na luz e deixe de viver nas trevas. Dessa maneira, crie o hábito da manifestação do amor, do perdão e da gratidão que um novo mundo abrirá a sua frente.
Se sentir dificuldade para trilhar esse caminho, pelo menos no início procure ajuda médica se achar necessário e de um bom Psicoterapeuta para te ajudar nessa jornada. Assim, você poderá pensar novas alternativas para os problemas que se apresentam na vida. Portanto, não deixe o outro comandar a sua vida. Não outorgue esse poder ao padre, pastor, médico, amigo ou ao seu guru. Essas pessoas poderão ser ferramentas para te ajudar nessa travessia, mas, nunca se esqueça, a escolha sempre será sua.
Um grande abraço e gratidão sempre.
Imagem de capa: David Cassolato no Pexels