Para se sentirem aceitos em determinado grupo social, muitos jovens e adolescentes tendem a tomar decisões equivocadas, baseadas no que acreditam que os outros esperam deles. Com medo da rejeição e de se sentirem “quadrados” acabam sujeitando-se a situações que normalmente não aceitariam.
No processo de constituição do sujeito, por uma questão natural de pertencimento, esse comportamento em certo grau é aceitável. Mas, pode se tornar um problema quando se torna frequente. Infelizmente, muitos jovens e adolescentes têm o seu primeiro contato com o mundo das drogas por esse caminho.
Essa busca descontrolada dos jovens e adolescentes para serem aceitos nos grupos sociais, podem estar associados a uma família desestruturada. No momento atual da humanidade, onde impera o materialismo, cada vez mais encontramos famílias nessas condições. A família tem papel importante na sociedade, uma vez que ela é responsável por proporcionar ao indivíduo a contribuição necessária para o desenvolvimento de comportamentos socialmente aceitos.
Dessa forma, começam a surgir diversos problemas, dentre eles: brigas constantes, traição, falta de diálogo, ciúmes exagerados e muitas cobranças. Conforme o tempo passa, essas experiências vão se transformando em frustração, desequilíbrio emocional e uma grande sensação de não conhecer verdadeiramente o outro que está ao seu lado.
Assim, certos casais constroem relacionamentos doentios, cada um querendo controlar os passos do outro. Com essa atmosfera de conflitos surgem os problemas financeiros complicando ainda mais a desarmonia conjugal. Dessa forma muitos jovens e adolescentes estão tentando resolver seus conflitos internos sem a participação dos pais.
Nesse contexto, nossa sociedade está sendo formada por muitos jovens indecisos e inseguros. Não sabem a quem pedir ajuda, a quem se apegar, a quem pedir uma orientação em momentos conturbados da vida. Infelizmente, muitas famílias precisam de socorro, quanto mais tempo viverem uma relação doentia, diversos distúrbios mentais aparecerão.
É nessa terra minada, construída por muitas famílias que nossas crianças, adolescentes e jovens estão sendo educados. Esse clima de guerra favorece um consumismo exacerbado, evasão escolar, falta de respeito ao próximo, falta de limites e a desvalorização do aspecto da espiritualidade na formação humana. E assim, por falta de uma rede de apoio familiar, os adolescentes e jovens buscam outros na mesma situação, encontrando um ilusório suporte nos grupos sociais.
Portanto, está na hora de fazermos parte da vida dos nossos filhos. Para isso, precisamos urgentemente rever nossos conceitos sobre a família. Felizmente, o ser humano tem a capacidade de recomeçar. Mas, se quisermos um futuro melhor para o planeta, precisamos agir agora. Procure a ajuda certa, um profissional capaz de mostrar novas possibilidades. E assim, reencontrar um novo caminho, reconstruindo a sua vida e de sua família, possibilitando novas formas de enxergar o mundo.
Um grande abraço, gratidão sempre.
Explore tua essência e alivie tuas aflições, desvendando a verdade interior que guia tua jornada…
Você já parou para pensar no incrível poder que temos dentro de nós para transformar…
Em nossa jornada espiritual, muitas vezes, somos impulsionados a seguir um caminho reto, sem desvios,…
Quando você conscientemente alinha suas intenções com suas escolhas diárias, o universo começa a trabalhar…
Ao reservarmos um momento a cada dia para refletir sobre as bênçãos em nossas vidas,…
A espiritualidade é uma jornada de autotransformação, onde nossos velhos padrões são gradualmente substituídos por…
This website uses cookies.