Espero, gostaria, talvez: 3 palavras que em determinadas frases devemos evitá-las
Tempo De Leitura: 2 minutosEspero… Gostaria… Talvez…
Três frases que talvez você esteja usando diariamente e nem se dá conta que inconscientemente acabou criando um sistema para justificar as suas protelações.
– Espero que no futuro as coisas se resolvam!
– Gostaria que as coisas não fossem assim!
– Talvez, lá na frente tudo vai dar certo!
Quem já não disse ou ouviu alguém falar uma dessas frases. Toda vez que fazemos uso de uma dessas sentenças, na verdade estamos tentando justificar o fato de estarmos na inércia. É uma forma de justificativa para não agirmos no agora.
Espero que…
Quantas vezes esperamos que determinada situação resolva por si só e no final restam as lamentações de não ter feito nada para ajudar na resolução. Infelizmente muitas pessoas trazem de muitas vidas o padrão mental da procrastinação. Estão sempre adiando algo: Uma decisão, seus afazeres, compromissos, é a velha mania de “deixar tudo para depois”.
Por trás desse hábito está um dos sete pecados capitais a preguiça. Característica de pessoas que vive em estado de negligência, desleixo, morosidade, que a leva à inatividade acentuada. Esperar que as coisas se resolvam sem fazer a sua parte pode ser uma forma de esconder o medo da crítica, o receio de errar ao tomar decisões.
Gostaria que…
Toda vez que você diz ‘gostaria’, pode ser um sinal que você deixou de fazer a sua parte em determinada situação. Você se deixou levar pelo comodismo e não saiu de sua zona de conforto. Estar inserido em um ambiente onde as pessoas tem o hábito de estar sempre protelando seus compromissos, sempre será um local propício para as derrotas e fracassos.
Talvez…
“talvez amanhã”, um hábito que muitas pessoas têm de procrastinar a felicidade. Os momentos são únicos, afinal, conforme diz Heráclito: “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou”.
Não iremos encontrar as mesmas oportunidades duas vezes. Quando usamos a frase espero… gostaria… talvez… estamos criando uma rota de fuga ou um movimento de evitação. Ficamos esperando que outras pessoas façam aquilo que é de nossa responsabilidade. Esperamos que algo “caia do céu” e resolva todos os nossos problemas.
Viva o hoje, que é a única existência verdadeira. Faça tudo o que é de sua responsabilidade no aqui e agora. No futuro nada se resolve, pois só existe o momento presente.
O amanhã não é garantido para ninguém. Vamos ser feliz nesse momento! Assim se o amanhã não chegar não perdemos a oportunidade de vivermos nesse mundo nossa melhor versão.
Um grande abraço e gratidão sempre.
Se esse artigo fez sentido para você, partilhe sua opinião conosco na seção de comentários abaixo e compartilhe o link em suas redes sociais.
Direitos autorais da imagem de capa: Pixabay