Viva sem Ansiedade, Depressão e Estresse

ansiedade

A ansiedade e a depressão são dois dos problemas de saúde mentais mais comuns em nossa sociedade. Ambos são apresentados como uma série de desafios emocionais e funcionais.

Neste mundo contemporâneo, muitos dos valores que foram passados de geração para geração estão se perdendo. E nos percebemos em meio a uma sociedade com valores invertidos. Grande parte vive imersa no materialismo e o consumismo nunca esteve tão em alta. Muitos jovens vivem apenas as relações virtuais. A corrida é tão grande para dar conta do que a sociedade espera de cada um, que grande parte da população mundial vive ciclos não fechados do passado. E vive procurando culpado para os seus fracassos (seus pais, seu patrão, seu chefe, seu ex ou sua ex, etc.). São essas pessoas que hoje vivem “o mal do século” a depressão, são pessoas infelizes, rancorosas e melancólicas.

As últimas pesquisas revelam dados alarmantes, 350 milhões de pessoas no mundo sofrem desse mal. A depressão é uma das doenças que mais incapacitam pessoas ao redor do mundo. De acordo com um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior prevalência da doença no último ano. 10,8% da população brasileira apresenta esse distúrbio mental.

Outra grande parte da sociedade projeta futuros catastróficos, é o que os especialistas rotulam de pessoas ansiosas. Ela é o gatilho para desencadear outros transtornos como a obesidade, ataque de pânico e transtorno obsessivo compulsivo entre outros. Dentro do ponto de vista psicológico, podemos definir ansiedade como um estado mental subjetivo carregado de apreensão e recheado de incertezas. Caracterizada por excesso de pensamentos negativos, sensação de aflição, incapacidade de relaxar, tensão e preocupação exagerada. Segundo a OMS, a ansiedade atinge 10 milhões de pessoas.

Viva o Momento Presente

Infelizmente são pouquíssimas as pessoas que vivem no aqui e agora, no momento presente. Que é a única existência verdadeira. O passado já não existe mais e o futuro ainda está lá na frente. O que resta para ser vivido é o momento presente. Devemos olhar para o passado como experiências vividas para não cometermos os mesmos erros. É nossa obrigação se queremos ser pessoas vitoriosas termos metas e planos, mas para atingirmos esses objetivos devemos vivificar o momento presente sem ansiedade.

Depressão, Ansiedade

As pessoas de sucesso, vencedoras, olham para as suas aparentes derrotas do passado como degraus para atingir suas metas futuras. Portanto, não importa qual a atividade que você exerce no aqui agora. Talvez não seja aquilo que você idealizou, mas esse momento é a semente de um futuro melancólico ou de grandes realizações.

Faça o Melhor

Se nesse momento você se considera um simples ajudante de serviços gerais, a partir de agora faça tudo o que for possível para ser o melhor ajudante de serviços gerais. Se a sua atividade for de motorista de coletivos, seja um motorista nota DEZ. Se você escolheu a medicina a sua profissão, seja um excelente médico. Não importa se você trabalha no SUS (Sistema Único de Saúde) ou em sua clínica particular, faça sempre o melhor.

Na atualidade muitas pessoas em seus locais de trabalho são consideradas “profissionais frustrados”. Isto por que muitos deles estão apegados a situações inacabadas do passado. Ciclos ainda não fechados e pensam o seguinte: “por que escolhi isso para minha vida?”. “Culpa dos meus pais que não me deram uma educação melhor”. “Esse plano do governo acabou com a minha empresa” etc. Outro grande número desses “profissionais frustrados” devido a sua situação atual projeta um futuro incerto e melancólico vivendo com ansiedade.

Essas pessoas ainda não se deram conta que para ter um futuro de sucesso, precisam investir no momento presente. Para que o ser humano atinja a Verdadeira felicidade e o sucesso em todas as áreas de sua vida é necessário que faça tudo o que lhe cabe no dia de hoje com profundo sentimento de amor e gratidão. Essas são palavras chaves para atingirmos o topo do pódio.

Ame, Perdoe e Agradeça

Amor, perdão e gratidão tem o poder de transformar o mundo. Como você vivência essas palavras em seu dia a dia? Para saber como será o seu amanhã faça os seguintes questionamentos:

– Quais têm sido os padrões de seus pensamentos?

– Que rumo tem tomado a sua conversa?

– Que tipo de emoção você coloca em suas ações diárias?

Depressão, Ansiedade

Depois de responder essas perguntas faça o seguinte: Quando você for dormir a noite crie um quadro mental e imagine uma balança de dois pratos (balança da justiça).

Coloque em um prato tudo o que você pensou, falou e fez de positivo. No outro prato você coloca tudo o que você pensou, falou e fez de negativo. O prato que pesar mais é o seu amanhã, pois esses são os padrões que estão te levando ao fracasso ou ao sucesso. É onde você está colocando mais energia, onde está o seu principal foco no dia a dia. Portanto se você não está gostando do que está colhendo no aqui agora, ainda é tempo de mudar as suas semeaduras (palavras, pensamentos e pensamentos).

Preste atenção nessa pequena história:

Havia um menino que estava com o seu burrico empacado, tentando fazê-lo andar o puxava pra lá, pra cá… e o burrico se mantinha no mesmo lugar, enquanto que o menino se tornava cada vez mais cansado, irritado.. até que o avô do menino, pega a corda de sua mão, afrouxa-a, senta calmamente e aguarda… e então o burrico sem a pressão da corda segue sua direção.

Na maioria das vezes funcionamos como o menino, quando algo não acontece como gostaríamos, ficamos empurrando, puxando a corda na direção que queremos. Com esse comportamento, insistindo em mudar a situação e não a nós mesmos, impedimos que outras possibilidades surjam, nos tornando cansativos e estressados, pois damos poder a pensamentos recheados de memórias autodestrutivas.

Aproveite esse momento Aqui e Agora para investigar onde você está desprendendo sua energia vital, ou melhor, onde seu burrico empacou!

Espero que esse artigo possa ter te ajudado. Se gostou não deixe de compartilhar o link com seus amigos para que possamos ajudar mais pessoas. 

Ficou com alguma dúvida ou quer acrescentar algo? Deixe aqui abaixo o seu comentário, serei grato por saber a sua opinião e é claro, receber a sua sugestão. 

Forte abraço e sucesso sempre!!! 

Viva sem Ansiedade, Depressão e Estresse
5 (100%) 18 votes

Receba Grátis o Ebook: Guia Prático Para Uma Vida Feliz

wilson Pereira Figueredo

Psicólogo e Psicoterapeuta Holístico com Especialização: Saúde mental e Tanatologia
Autor dos Livros: Escola da Vida… Caminho para a Felicidade – O Grande Encontro – Câncer… Por que Comigo?

Website: http://simplesmentehoje.com/

4 Comentários

  1. Karissa

    Excelente artigo! Parabéns!

    • wilson Pereira Figueredo

      Obrigado Karissa!

      Grande abraço!
      Sucesso Sempre!

  2. Sueli

    Muito bom o texto!!
    Simples e direto ao ponto.
    Parabéns!!

    • wilson Pereira Figueredo

      Muito grato Sueli, que bom que o artigo foi útil.

      Abraços, sucesso sempre!!

Deixe o seu comentário