O Seu Trabalho é Padrão Classe A?

Trabalho

Na história da humanidade podemos ver várias tragédias provocadas pela negligência e erros ridículos de pessoas que nunca desenvolveram o hábito de fazer o seu trabalho com honestidade e perfeição.

Todos os dias noticiários nos mostra pessoas que perderam um dedo, uma perna, um braço ou ficaram incapacitados de suas atividades de alguma forma. Isso acontece porque trabalhadores desonestos fraudaram o produto que ajudaram a fabricar.

Pessoas que não estão preocupadas com a qualidade de seu trabalho, remendam defeitos ou partes fracas, camuflando o perigo existente. Muitas pessoas por ano ficam incapacitadas ou perdem suas vidas como resultado de um trabalho mal feito e desonesto.

A falta de consciência destas pessoas é responsável por muitos acidentes que acontece diariamente. Infelizmente em toda parte deparamos com resultado de trabalho mal executado e falta de comprometimento em sua profissão.

O hábito de fazer mal feito

TrabalhoDe acordo com Orison Swett Marden (Pushing to the Front), cada trabalho mal feito ou realizado pela metade, que sai de nossas mãos, deixa um rastro de desmoralização atrás. Ao negar atenção ao seu trabalho, depois de fazê-lo mal feito, você se transforma em um homem diferente. Passa a ser do tipo de pessoa do qual não se espera ter frente ao trabalho, uma atitude de respeito.

Somos seres especiais e temos o poder de escolha. A qualidade que você dá ao seu trabalho tem reflexo sobre toda a sua vida e tende a manter sua conduta no mesmo nível nos ambientes que você frequenta. Você é um ser integral que vai adotando as características de seu comportamento e formado o seu caráter.

É surpreendente como o hábito de fazer as coisas mal feitas ou pela metade acaba levando às pessoas a desmoralização. Isso não acontece da noite para o dia, esse processo é lento, gradual e sutil. Um processo não perceptível à pessoa que está tendo essa conduta. Esse hábito passa a alterar por completo a atitude mental desse individuo, levando-o a distorcer os seus propósitos de vida.

A má qualidade imobiliza a ambição

trabalho

Para Marden, permitir a introdução de inferioridade em nossas atividades diárias é como administrar um veneno, de forma sutil, em nosso corpo. O resultado é a paralisia das funções vitais. A inferioridade é uma infecção que, agindo como fermento, afeta o sistema inteiro. Adormece as faculdades de aspiração, imobiliza a ambição e semeia declínio de deterioração ao longo do seu percurso.

O ser humano foi criado de tal forma que qualquer ação em uma parte de seu corpo, mesmo que seja mental, o restante da estrutura física igualmente é afetada. Portanto se suas ações forem de má qualidade todo o seu corpo padece. Fomos criados para praticarmos a honestidade e a justiça. Essas características fazem parte de nossa essência, qualquer atitude que desviem desse caminho nos desmoraliza e mancha o nosso caráter.

Você não deve colocar em perigo os bens ou a vida de outras pessoas através da realização de um trabalho mal feito, do descuido ou da indiferença. Quando você pensa: “é só dessa vez”, “ninguém está vendo”, “todo mundo faz”, “é pouca coisa, não vai prejudicar ninguém”, você está indo na contra mão da justiça, da honestidade e do amor. A pessoa que te contratou espera de você o melhor, nada menos do que isso, afinal você tem o poder de escolher esse ou aquele trabalho.

As aparentes vantagens

trabalhoMuitas pessoas ficariam perturbadas só de pensar em falar uma mentira. Na verdade grande parte dessas pessoas estão mentindo de uma forma sutil. Isso acontece quando fazem um trabalho desonesto, passam horas “matando tempo” em seus locais de trabalho e a prática de “corpo mole” é uma constante em suas vidas. Infelizmente os grandes prejudicados com essas atitudes são elas mesmas, pois o universo te de dá retorno àquilo que você emite para ele.  

As pessoas, que para levarem vantagem em determinadas organizações e manterem seus altos rendimentos, participam de ações fraudulentas estão sendo desonesta consigo mesma e com seus semelhantes. Chegará o dia que terão de pagar o preço perdendo o amor-próprio, o caráter e a posição na comunidade. Isso é tão certo quanto às ciências exatas, basta olharmos o que está acontecendo no cenário politico brasileiro.

Para Orison Swett Marden, quando você termina uma coisa, deve ser capaz de dizer a si mesmo: “Aí, está, sou capaz de me empenhar por esta peça. Ainda não está perfeita; foi feita da melhor maneira que pude, feita com cuidado até o fim. Por ela dou minha palavra de honra, por ela mereço ser julgado”.

Nunca se satisfaça com o “razoável”, o “bonzinho” ou “razoavelmente bom”. Não aceite nada menos do que o seu melhor. Imbua seu trabalho de tal qualidade que qualquer pessoa que se depare com o que você faz, verá espelhado ali o seu caráter e a sua individualidade, a marca registrada de sua personalidade.

Procure sempre a excelência

trabalho

Você não pode permitir apresentar um mau trabalho, deixar que trabalho remendado ou qualquer coisa de qualidade inferior saia de suas mãos. Cada parte de seu trabalho, independente de ser sem importância ou trivial, deve ter sua marca de excelência impressa.

Segundo John D. Rockfeller Jr “o segredo do sucesso é fazer as tarefas mais comum de maneira incomum”. Você deve ter a consciência que aquilo que você estiver fazendo nesse exato momento poderá abrir ou fechar as portas do seu sucesso.

Agora se você estiver satisfeito com a má qualidade, com o barato e pretencioso, com os remendos e desleixos, se não faz questão de procurar a excelência em seu trabalho, no meio que está inserido ou em seus hábitos pessoais, estão você só pode esperar obter o segundo lugar, ficar para trás, no final da procissão.

Tenha sempre em mente que você não trabalha na empresa X ou Y. Essas organizações são apenas um meio que o universo te deu para você cumprir a sua missão. Portanto o grande mestre espera de você o seu melhor, pois a sua essência é perfeita.

Um forte abraço, sucesso sempre!

Se esse artigo lhe foi útil, deixe o seu comentário logo abaixo. Compartilhe o link em suas redes sociais, assim poderemos ajudar mais pessoas.

O Seu Trabalho é Padrão Classe A?
Avalie esta postagem

Receba Grátis o Ebook: Guia Prático Para Uma Vida Feliz

wilson Pereira Figueredo

Psicólogo e Psicoterapeuta Holístico com Especialização: Saúde mental e Tanatologia Autor dos Livros: Escola da Vida... Caminho para a Felicidade - O Grande Encontro - Câncer... Por que Comigo?

Website: http://simplesmentehoje.com/

Deixe o seu comentário