Como Controlar a Ansiedade

Como Controlar a Ansiedade

A ansiedade é considerada por muitos estudiosos como o mal do século. O cenário mundial nos trás muitas incertezas em relação ao futuro. Por isso cresce cada vez mais o número de pessoas ansiosas. A ansiedade implica inquietação, irritabilidade e preocupação exagerada.

Em todos países do mundo vamos encontrar em maior ou menor grau o predomínio dos valores materiais sobre os espirituais. Cada vez mais o ser humano está buscando TER, nessa correria frenética não sobra tempo para refletir sobre o SER. Com isso encontramos muitas pessoas clamando pela paz e por “um pouco de amor”. Infelizmente não percebemos nessas pessoas a iniciativa própria para promover tais valores.

Correndo atrás de resolver os problemas pessoais e ao mesmo tempo as preocupações no trabalho atrelado ao estresse de um trânsito cada vez mais caótico leva os problemas cotidianos a parecerem insuportáveis. Embora essas preocupações sejam úteis, pois elas nos fazem agir em busca de soluções para os problemas, essas apreensões em excesso é o caminho para a ansiedade, afetando a saúde e dificultando a felicidade.  

Vivendo ciclos não fechados do passado e planejando um futuro catastrófico o ser humano não consegue viver o momento PRESENTE à única existência verdadeira. Sem ter metas e planos estabelecidos para suas vidas as pessoas ansiosas vivem com a mente focada em um futuro incerto.

A mídia atual contribui muito para o aumento do número de pessoas ansiosas o seu foco principal é a pobreza, as guerras, a fome, as doenças, etc. O mesmo acontece com o nosso cenário politico atual que favorece a uma economia monopolizadora e especulativa que é incapaz de deter o crescimento da miséria. A corrupção dos valores e das relações sociais aumenta a incerteza de um futuro melhor para a humanidade e nesse contexto aumenta o quadro de pessoas ansiosas.  

O Que é a Ansiedade

ansiedadeA ansiedade é um mecanismo de autoproteção para nos alertar e proteger de possíveis perigos. Portanto ela é essencial, se transforma em distúrbio quando o ser humano fica fisicamente e emocionalmente temeroso ou perturbado por sua causa. Ela é benéfica quando estimula o individuo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo suas reações.

A ansiedade não é uma doença genética é algo que produzimos pela forma que vivemos e interagimos com as pessoas e a ambiente que estamos inseridos. Em um contexto popular a ansiedade é vista quando a pessoa passa por um momento sob pressão, mas para a ciência é um conjunto de patologias que vêm aumentando sua incidência cada vez mais, acometendo atualmente entre 10 e 20% da população mundial.

É uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva agitação do sistema nervoso central consequente à interpretação de uma situação de perigo. Uma expectativa de que algo ruim aconteça, acompanhado por várias reações físicas e mentais desconfortáveis.

Sintomas

Como a ansiedade não é algo que adquirimos geneticamente e está diretamente relacionado na forma que nos constituíamos como sujeitos, os sintomas de ansiedade são considerados normais, afinal, quem nunca ficou apreensivo para resolver um problema mesmo antes dele se concretizar. Quem nunca perdeu algumas horas de sono antes de um compromisso importante no dia seguinte.

Isso é muito comum de acontecer quando a pessoa tem o seu foco no futuro, esquecendo-se de viver o aqui e agora. Aumenta cada vez mais o número de pessoas que todos os dias vivem crises de ansiedade. Esses sintomas vão tomando a vida ativa desses indivíduos. Acostumando a sentir essas emoções exageradas essas pessoas nem percebe que isso já se transformou em um transtorno.

Para você que ainda não se deu conta que precisa de ajuda segue a lista dos sintomas mais comuns sofridos por aqueles que já estão com o quadro patológico de ansiedade.

Sintomas Psicológicos

Como a ansiedade é um sentimento típico das pessoas que vivem preocupadas com o futuro a maioria dos sintomas não são nítidos; não são sentidos no corpo, mas sim, psicologicamente.

Sintomas físicos

Sendo a maioria dos sintomas da ansiedade psicológicos, existem alguns fatores que frequentemente passam despercebidos, mas que geralmente refletem no corpo físico.

Sintomas Psicológicos Sintomas Físicos
Agitação nos membros do corpo Instabilidade ou sensação de desmaio
Excesso de nervosismo Sente falta de ar ou respiração ofegante
Dificuldade de concentração Dor ou aperto no peito e batimentos cardíacos fortes ou acelerados.
Preocupação exagerada Contrações ou tremores incontroláveis
Sentimento de medo constante Aumento na velocidade da fala e frequência em roer as unhas.  
Sempre projetando um futuro ruim Tensão na musculatura do corpo causando muitas dores.
Pensamentos descontrolados Insônia e muita irritabilidade.

Causas

Como Controlar a Ansiedade

Uma das causas principais em relação à ansiedade está diretamente ligada à preocupação exagerada em relação ao futuro. Essas pessoas estão sempre preocupadas com a insegurança no trabalho, relacionamento amoroso, atritos familiares e compromissos financeiros.

Quando focamos nossa atenção com algo que ainda não aconteceu, usamos muito de nossa energia vital. Ficamos tentando prever algum acontecimento que talvez nem possa chegar a acontecer. Com isso enfraquecemos nosso corpo energético desperdiçando energia com pensamentos negativos que por sua vez atrai mais ideias negativas em relação ao futuro.

Quando sua rotina passa a ser de preocupação você está sempre em estado de alerta. Fica sempre imaginando um imanente perigo preste a acontecer. No decorrer do tempo vivendo essa tensão você vai perdendo a capacidade de agir normalmente e seus reflexos ficam prejudicados.

Nessa rotina você leva a vida acreditando que vai sempre se deparar com um grande perigo na próxima esquina, sem que você reflita e desfrute das boas coisas que a vida tem a lhe oferecer. Neste contexto você começa a ver em cada situação de sua vida um enorme conflito ou um grande problema a ser resolvida até as menores obrigações do seu dia a dia.

Tratamentos

como curar a ansiedade

A medicina tradicional usa para controlar a ansiedade diversos medicamentos farmacêuticos. Mas o uso a longo prazo oferecem grandes riscos a saúde, principalmente quando não são ingeridos de uma forma correta.  

Ansiolíticos

Esses são conhecidos popularmente por calmantes, para quem quer acalmar os ânimos essa é uma “boa pedida”. Quem faz uso dos ansiolíticos vivem com os seus neurônios anestesiados perdendo parcialmente sua sensibilidade neurológica. Portanto perdendo assim a capacidade de ter excitações em suas emoções.

Não podemos esquecer-nos dos efeitos colaterais desses medicamentos. Pode ir desde a sonolência, até fraqueza emocional e física quando usados a longo prazo. Outro fator importante é a dependência causada por conta dos seus efeitos relaxantes.

Antidepressivos

Algumas pessoas que sofrem de ansiedade em nível extremo fazem uso dos medicamentos antidepressivos. Esses medicamentos atuam sobre os neurotransmissores dando uma sensação de fortalecimento, aumentando o ânimo e com isso diminuindo as fobias e as sensações de medo.

O uso dos antidepressivos dá ao usuário uma sensação de coragem e segurança. Fazendo com que as preocupações sejam reduzidas minimizando a ansiedade. O ponto negativo no uso desses medicamentos é a construção de uma alta dependência do seu uso.

Antipsicóticos

Usados em casos extremos, quando a pessoa já tem dificuldade em distinguir o que é real ou pensamento. Esses fármacos são usados preferencialmente no tratamento sintomático das psicoses, principalmente a esquizofrenia. Em alguns casos são utilizados como anestésicos em outros distúrbios psíquicos.

Essas três categorias de fármacos altera todo o funcionamento do sistema cerebral, é preciso muita cautela com o seu uso. É importante estar sempre em contato com o seu médico seguindo a risca suas recomendações.

Métodos Naturais Para Controle da Ansiedade

como curar a ansiedade

Com a facilidade de acesso a informação que temos, podemos encontrar diversas formas naturais eficazes no controle da ansiedade. Sucos naturais, chás, frutas, verduras e até alguns exercícios físicos podem ajudar a acalmar uma pessoa que está em crise.

Um método que vem sendo cada vez mais usado no controle da ansiedade e que está sendo apreciado por pessoas de várias idades e alguns estudiosos da saúde mental são os florais. Os florais são essências extraídas de flores. Segundo os especialistas são altamente qualificadas e assertivas no tratamento de desajustes emocionais.

Essas são algumas formas de controlar a ansiedade, é claro que tanto o tratamento farmacológico quanto o método natural são importante, mas se forem retirados o seu uso à ansiedade voltará.

Psicoterapia

como curar a ansiedade

A psicoterapia é uma excelente ferramenta no tratamento. Poderá ajuda-lo a descobrir novos caminhos, a direção correta a seguir aliviando o sofrimento causado por esse transtorno. Com o tratamento você poderá aproveitar melhor o uso de sua força interior e gerar transformações afetivas em sua vida.

A preocupação com os desafios que enfrentamos diariamente é uma constante em nossas vidas. Sempre existirá aquele estresse no trabalho, um atrito familiar, uma perda não elaborada ou uma conta a pagar que não estava no orçamento familiar.

As pessoas que estão passando por essas dores precisam de alguém que as ajudem em suas mudanças internas. Possibilitando encontrar respostas e adquirir reações positivas diante dos acontecimentos do dia-a-dia.

Nesse ponto do tratamento que entra a importância de um bom Psicólogo ou Psicoterapeuta. Esses profissionais poderão ajudá-lo a encontrar novos caminhos e estratégias para fazer frente a essas feridas da alma. Portanto se você estiver vivenciando esse transtorno não deixe de procurar um profissional competente. Ele poderá te ajudar na busca de novas alternativas para  a resolução dos problemas que se apresenta na sua vida.  

Um forte abraço e sucesso sempre.

Se você sofre desse transtorno e está precisando de ajuda clique na imagem abaixo e descubra como esse tratamento poderá transformar a sua vida.

como curar a ansiedade

 

Como Controlar a Ansiedade
Avalie esta postagem

Receba Grátis o Ebook: Guia Prático Para Uma Vida Feliz

wilson Pereira Figueredo

Psicólogo e Psicoterapeuta Holístico com Especialização: Saúde mental e Tanatologia Autor dos Livros: Escola da Vida... Caminho para a Felicidade - O Grande Encontro - Câncer... Por que Comigo?

Website: http://simplesmentehoje.com/

4 Comentários

  1. Vilma

    Boa noite Wilson…
    Artigo extremamente esclarecedor
    Por inúmeras vezes somos vítimas de nós mesmos, entramos em um círculos viciosos ferindo gravemente a saúde física, psicológica, até espiritual
    Terapias alternativas bem como psico teria são uma ótimas opções para se comece a ver a luz no final do túnel e, a partir daí então surja a tão esperada resoluçao do problema.
    Aprender realmente a viver um dia de cada vez

    Eis a questão.

    • Olá Vilma!
      a psicoterapia é uma importante ferramenta no processo do tratamento. A psicoterapia ajuda nas mudanças internas do individuo possibilitando encontrar novas estrategias nas resoluções dos problemas.

      Grande abraço.

  2. Clarete

    Mais uma reflexão de extrema importância para nossa vida corrida… Obrigada Wilson

Deixe o seu comentário