A Verdade Sobre a Depressão, Ansiedade e Estresse

ansiedade, depressão e estresse

Nossas vidas são feitas de escolhas. As escolhas de ontem nos trazem o momento presente. Talvez você que está lendo esse texto esteja passando por algum problema emocional, infelizmente resultado de suas escolhas passadas. Continue lendo esse artigo e descobrirá a verdade sobre a depressão, ansiedade e estresse.  

Ninguém conscientemente escolhe passar por uma depressão ou por momentos de ansiedade. São as suas escolhas que te levaram a passar por etapas adversas e situações complicadas em sua vida. Como resultado surgiu à depressão, ansiedade ou estresse.

As pessoas que estão passando por esses problemas emocionais não são inferiores as outras. São pessoas normais com suas fraquezas e superações diante da vida. A diferença é que uma está com dor na alma enquanto a outra pode estar com problema cardíaco, respiratório, gástrico, neurológico, pulmonar, dermatológico…  A lista de especialidades é enorme.

Devemos eliminar de vez a falsa crença de que os problemas emocionais são sinais de fraqueza na resolução dos problemas da vida. “Você tem tudo na vida, não tem motivos para isso”, “está chorando por nada”, “vamos se mecha! Não aconteceu nada”.

Esse tipo de comentário é comum e não ajuda em nada. Provavelmente em algum momento você tenha sido vítima ou até proferido este tipo de discurso.

Uma Nova Mudança

ansiedade, depressão e estresse

É necessário que a sociedade faça uma reflexão. Um exercício de conscientização para mudar esse discurso dando as dores emocionais à importância necessária. E assim buscarmos alternativas para sua resolução.

Estamos em um tempo denominado como a era da informação. Podemos ver vários avanços tecnológicos em diversas áreas, dentre elas duas que têm causado significativo impacto sobre o modus vivendi das pessoas neste século. A Computação e a Telecomunicação.

Neste cenário digital, somos bombardeados de informações o tempo todo. E apesar desse avanço tecnológico e a facilidade de acesso à informação o inconsciente coletivo que envolve nossa sociedade ainda pensa que os problemas emocionais e psicológicos são sinônimos de fragilidade e vulnerabilidade.

Dores Emocionais x Dores Físicas

ansiedade, depressão e estresse

As dores emocionais têm grande relação com as dores físicas. É comum nas unidades de saúde paciente que vão ha mais de dez anos todos os dias com suas feridas crônicas realizar curativos. Onde ganham atenção e cuidados. Em muitos casos por trás de uma patologia existe um conflito familiar, um luto não elaborado, um problema financeiro, uma grande perda, uma dor na alma.

Sendo assim é necessário urgentemente que da mesma forma que você não ignora as dores de cabeça ou um mal estar causado por uma má digestão, não ignore a sua dor emocional ou a do outro. Enquanto ainda não está somatizada no físico.

Reconheça! Procure a ajuda de um profissional competente. Não podemos esperar que as feridas da alma se restabeleça sozinha. Um Psicólogo ou um Psicoterapeuta poderá ajudá-lo a extrair dessas feridas o significado presente em seus sintomas.

As pessoas que estão passando por essas dores precisam de alguém que as ajudem em suas mudanças internas. Possibilitando encontrar respostas e adquirir reações positivas diante dos acontecimentos do dia-a-dia.

Ou seja, devem procurar ajuda que possibilite novos caminhos e estratégias para fazer frente a essas feridas da alma, a depressão, ansiedade e estresse.

Espero que esse artigo possa te ajudar e principalmente te motivar a seguir em frente, pois você já é um vencedor e merece ser um sucesso! 

Se gostou do artigo não deixe de compartilhar o link com seus amigos para que juntos possamos ajudar mais pessoas. 

Ficou com alguma dúvida ou quer acrescentar algo? Deixe aqui abaixo o seu comentário, serei grato por saber a sua opinião e é claro, receber a sua sugestão. 

Forte abraço e sucesso sempre!!!

A Verdade Sobre a Depressão, Ansiedade e Estresse
Avalie esta postagem

Receba Grátis o Ebook: Guia Prático Para Uma Vida Feliz

wilson Pereira Figueredo

Psicólogo e Psicoterapeuta Holístico com Especialização: Saúde mental e Tanatologia
Autor dos Livros: Escola da Vida… Caminho para a Felicidade – O Grande Encontro – Câncer… Por que Comigo?

Website: http://simplesmentehoje.com/

2 Comentários

  1. Ótima matéria, precisamos falar neste assunto é necessário que a sociedade discuta este tema e reconheça que a depressão é uma doença que precisa de ajuda especializada.

    • wilson Pereira Figueredo

      Olá Vanda! É importante que a sociedade comece a olhar esse tema por um outro foco.

      Beijos no coração!

Deixe o seu comentário